• Jorge do Val

a cerveja

De uma maneira bem simples, podemos dizer que a cerveja é o resultado da seguinte fórmula:


água + malte de cevada + lúpulo + levedura = cerveja


É claro que existem diversas exceções e adendos nessa fórmula, mas em resumo, se pegarmos água potável a 67ºC, colocarmos malte de cevada moído e deixarmos por aproximadamente 1h, criaremos uma espécie de mingau de cevada. Fazemos isso para extrair o açúcar do cereal. Essa fase se chama mosturação.


Depois disso, é necessário filtrar esse mingau, pois precisaremos apenas do líquido, sem qualquer sólido dentro dele. Essa fase se chama filtração.


Retiradas as partículas sólidas, precisaremos levar esse líquido (mosto) à fervura por aproximadamente 1h. Essa parte é muito importante, pois além de matar possíveis bactérias, é na fervura onde colocamos os amados lúpulos para extrair seu amargor por meio de um processo químico chamado isomerização e, também, fazemos evaporar subprodutos que possam causar os chamados off flavors na cerveja final.


Passados os 60 minutos, desligamos a fonte de calor. Como o lúpulo traz carga vegetal (afinal ele é uma flor) e a fervura deixa algumas partículas sólidas dentro do mosto, fazemos o chamado whirlpool (uma espécie de redemoinho) para deixar todos esses sólidos no fundo da panela de fervura e não levá-los ao fermentador.


Logo após feito o whirlpool, precisamos esfriar o mosto à temperatura de 20ºC, para colocarmos a levedura (se a levedura for inserida em temperatura muito alta, ela morre e não fará a fermentação).


A levedura vai consumir o açúcar do mosto e transformá-lo em álcool, CO2 e alguns outros compostos.


Agora é só esperar aproximadamente 7 dias para a fermentação estar concluída e mais uns 10 dias para maturar a cerveja.


Depois de tanta espera, chegou a hora de carbonatar a cerveja (adicionar CO2, o conhecido gás) e engarrafá-la.


A cerveja sai da fábrica direto para as lojas especializadas, bares e restaurantes em três modalidades: lata, garrafa e barril de chope. Ambos os produtos são derivados da mesma cerveja.


Por fim, sim, cerveja e chope são a mesma coisa.




139 visualizações

© 2023 by Urban Artist. Proudly created with Wix.com